quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Deveres do Direito

Não um dos textos chatos cheios de requintes. É simples e direto, então senta bem aí e se preparada pra um jorro enxuto de idéias.

Um profissional da área do Direito conhece a fundo o funcionamento dos processos legais. Mas nem todos. Sabe o porquê de nem todos saberem? Bem, tem uma faculdade de Direito em cada bosta de esquina, e com 20 reais no bolso e nada na cabeça você entra facilmente. Que profissional sai? Bom, um profissional alguns milhares de reais mais pobre, mas com um diploma de Direito. Provavelmente essa facilidade de participar dessa área tão brilhante tornou as pessoas cegas para uma coisa simples: Por que estudar Direito?

"Ah, eu posso ganhar milhares com um único caso!"

Certo sua besta antropofágica, é verdade, mas a razão pela qual o Direito foi inventada é bem outra. Não me diga que você imaginava que o curso tinha sido inventado pra que pessoas pudessem ascender socialmente? Ou pior, nem pensou sobre isso? Faça um favor, em caso positivo, venda seus livros em um SEBO e vá brincar de amarelinha, ok?

Bom, imagine um mundo sem leis? Ou um mundo com leis baseadas na vontade de um déspota egóico? Pra evitar que se instalasse um caos egocêntrico no mundo das leis, pessoas passaram a analisar a melhor forma de criar um código (de leis). E vários foram feitos. Mas toda vez que um novo surge, há discrepância entre os atingidos por esse código. Por isso, pessoas começaram a se dedicar a estudar esses códigos para...

( ) Ganhar mais dinheiro
(x) Dar às pessoas as chances de não serem esmagadas por um sistema preconceituoso e ignorante aos problemas alheios.

E o que isso tem a ver com o Direito hoje?

Bem, você conhece alguém que disse ter sido injustiçado? Você já se sentiu assim? Então, é pra isso que há o Direito. O curso não é uma fonte inesgotável de grana, é a consolidação da luta de muitos sofredores, é a solidificação de um rio de sangue de inocentes. Foi a cartada final dada pelas vítimas do passado, eles deram suas vidas para que no futuro contássemos com uma arma que nos protegeria do mal que corrompe todos que ascendem ao poder. Essa arma se chama conhecimento. Se você até hoje nunca viu o Direito como uma forma de ajudar aos outros, SEM ESPERAR NADA EM RETORNO, colega...você precisa de uma boa dose de ideologia pra viver.

Se fui grosseiro, perdoem-me, não gosto de ver o descaso ao qual certos abomináveis tratam um curso tão promissor. Por favor, estudantes, não esqueçam de vós, não esqueçam de vossa ideologia. Não permitam que o dinheiro compre sua alma. É o único presente de real valor que lhe foi dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário